Sebrae tem club para troca de conhecimento com especialistas. Networking, experiências e conhecimento são pontos fortes que têm atraído os empreendedores e investidores para a novidade.
Recém-lançada nos últimos meses, a mais nova rede social Clubhouse tem ganhado cada vez mais empreendedores como usuários assíduos da plataforma. O aplicativo é focado no compartilhamento em tempo real em conversas por áudio. As pessoas se dividem em salas, com moderadores, palestrantes e espectadores, para conversas sobre os mais variados assuntos. Para falar, é só levantar a mão e fazer sua pergunta ou comentário. Não há curtidas, vídeos, textos ou compartilhamento de imagens, o Clubhouse é baseado em falar e ouvir.
A democratização do espaço de fala e a troca de conhecimento com especialistas são pontos fortes que têm atraído os empreendedores e investidores para o Clubhouse. No Brasil, nomes como Flávio Augusto (Wise-up) e Camila Farani (Shark Talk), por exemplo, frequentemente participam das salas de conversa. Internacionalmente, Mark Zuckerberg (Facebook) e Elon Musk (Tesla), ambos listados pela Forbes como homens mais ricos do mundo, já integraram salas de reuniões no Clubhouse.
Networking, experiências e conhecimento são algumas das vantagens da nova rede social, de acordo com o analista de relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet. “Lançado durante a pandemia, a rede social Clubhouse encurtou distâncias e traz a possibilidade do contato entre empreendedores, que só se encontrariam em grandes eventos, nacionais ou internacionais. Isso é incrível! O aplicativo também funciona muito bem para construir relacionamentos, levantar contatos e expandir seus negócios. Outra tendência, que é super válida para os micro e pequenos negócios, está no compartilhamento de experiências. Eu já vi, por exemplo, um empreendedor falando sobre tecnologias de vendas digitais que tem funcionado para sua empresa. A pessoa que está ali na sala só como ouvinte já está aprendendo, por meio dos erros e dos acertos do colega”, afirma Tonet.
O analista destaca ainda a participação do Sebrae no Clubhouse, como apoiador do desenvolvimento do empreendedorismo. “Temos um corpo técnico de colaboradores bastante ativo na rede. Criamos salas para falar sobre marketing, e-commerce, investimentos, entre outros assuntos. O mais bacana do Clubhouse é reunir pessoas com objetivos em comum, para trocar experiências. O Sebrae está presente por lá, fomentando a importância do desenvolvimento de negócios inovadores e criativos”, declara Ivan Tonet.
A especialista em comunicação, Lucy de Cacche, tem uma empresa de marketing e é usuária assídua do Clubhouse. Desde que entrou na rede social, Lucy diz que tem conquistado resultados poderosos: “Cresci, percentualmente, em uma semana o que não cresci em anos. O poder de relacionamento no Clubhouse é surpreendente”. Lucy enumera as conquistas feitas em apenas oito dias de uso. “Tripliquei minha rede de contatos quentes e potenciais. Estou conhecendo profissionais incríveis e tendo um feedback muito bom sobre meu trabalho. Fechei três novos projetos de comunicação e fiz três parcerias com empreendedores que conheci nas salas. Outro ponto alto é o número de seguidores que têm aumentado, tanto no Instagram como no Clubhouse. A plataforma te deixa muito à vontade para exercitar o relacionamento com uma infinidade de pessoas”, afirma.
Por enquanto, o Clubhouse está disponível apenas para o sistema IOS, sendo necessário baixar e ter um convite para acessar a rede. Todos que entram ganham três convites para compartilhar com colegas. As salas comportam até 5 mil participantes. “Sebrae tem um club na Clubhouse. Para fazer parte e saber tudo que acontece nas salas, é só buscar por Sebrae, na ferramenta de busca, selecionar Clubs e clicar em follow”, orienta Tonet.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |